Prefeitura dá mais um passo para a erradicação do analfabetismo




Buscar o aprendizado, sem se importar com a idade. Foi com esse pensamento que a Prefeitura Municipal de Itaboraí, através da Secretaria de Educação e Cultura, deu continuidade a mais um projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na noite da última terça-feira, 22 de fevereiro.



Desta vez a instituição beneficiada foi a Escola Municipal Promotor Luiz Carlos Cáffaro, na Ampliação, e o evento contou com a presença do prefeito Sérgio Soares; do vice prefeito Rafael Vitorino; da secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, da coordenadora do EJA, Sandra Salluci, de subsecretários municipais e vereadores.



"Agradeço ao prefeito por ter abraçado esse projeto, pois sabemos que muitos não puderam ou não tiveram a oportunidade, mas hoje estão aqui para buscar o conhecimento e provar que nunca é tarde para se aprender", declarou emocionada Sandra Salluci.



O EJA é um projeto que têm o objetivo de resgatar a cidadania e melhorar a colocação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho. Para se matricular a pessoa deve ter acima de 15 anos de idade. A Escola Municipal Luiz Carlos Cáffaro possui atualmente 100 alunos matriculados no projeto, divididos em fases de 1ª. a 4ª., que duram 6 meses cada uma, além da turma de alfabetização, que faz parte do projeto Itaboraí 100% alfabetizado. Segundo a coordenadora do projeto na escola, Maria Alice Pereira, apesar da procura estar grande, ainda há vagas para as turmas.



Entusiasmado com a resposta da população à iniciativa, o prefeito Sérgio Soares aproveitou a oportunidade para falar sobre os projetos de educação de seu governo.



"Nós estamos trabalhando intensamente para melhorar a qualidade de vida em Itaboraí, estamos investindo na educação das crianças, jovens e adultos, para que todos possam crescer, buscando conhecimento e sabedoria. Quero fazer um mandato que marque o governo de um governante, e não somente uma passagem política" disse o prefeito Sérgio Soares.





--------------------------------------------------------------------------------



Profissionais do Hospital Municipal recebem capacitação



No dia 24 de fevereiro foi realizada a terceira aula do Projeto "Porta de Entrada Humani-zada: Abrindo Portas a Caminho da Cidadania", no Hospital Municipal Desembargador Leal Jr (HMDLJ). A psicóloga Manoela Pacheco apresentou a palestra: Ética, Moral e Ética Profissional, e cerca de 13 profissionais da recepção, agentes de fluxo, supervisão e internação, participaram do curso. A psicóloga mostrou a diferença entre ética e moral, debatendo com os participantes sobre a melhor forma de aplicar estes conceitos na pratica hospitalar.



Segundo Manoela, exercitar a ética profissional é, sobretudo, ter respeito às pessoas, responsabilidade e ter generosidade.



"Ter a porta de entrada do hospital humanizada é fazer com que o paciente se sinta um pouco melhor, até porque ninguém vai ao hospital porque quer, e sim porque precisa. Todos nós estamos acreditando muito neste processo de mudança por um atendimento melhor. Estamos tendo belas surpresas como hoje em que muitos profissionais trouxeram questões para o debate e foram muito participativos mostrando que estão empenhadas no propósito da humanização", afirmou.





--------------------------------------------------------------------------------



Hospital Municipal tem teste do pezinho



As mães que dão à luz na maternidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Jr (HMDLJ), em Itaboraí, contam com um apoio a mais: o teste do pezinho. Mais de 3,5 mil bebês já passaram pelo exame que detecta, precocemente, doenças como: hipotiro-dismo (que pode atrapalhar o desenvolvimento físico e mental da criança), anemia falciforme (provoca dificuldades na circulação do sangue), fibrose cística (que afeta pulmões, pâncreas, fígado e aparelho reprodutor) e PKU (doença grave que pode ocasionar a morte do bebê nos primeiros meses de vida).



De acordo com a coordenadora do exame, a enfermeira Isabel Montes de Oliveira, com a detecção destas doenças nos primeiros dias de vida há maior eficácia no tratamento.



"Sabemos que em saúde quanto mais rápido o diagnostico da doença, mais eficaz é o tratamento. Todo recém nascido deve fazer o teste do pezinho", disse ela.



O exame é realizado diretamente no hospital após 48h do nascimento do bebê. O teste é rápido, fácil e não deixa sequer marcas na criança, já que a coleta do sangue é feita através de pequenos furos no calcanhar. As amostras de sangue são enviadas para o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrino-logia (IEDE), Fundação Oswaldo Cruz e Hemorio. Quando o resultado é positivo para alguma doença, a família é procurada e imediatamente o tratamento é iniciado.



Segundo Isabel, os exames pré nup-ciais também são uma importante forma de prevenção, pois informam aos pais sobre a probabilidade de terem filhos com algum problema de saúde.



"Os exames pré nupciais caíram no esquecimento da população. Antes de engravidar, o casal deve fazer os exames para saber se pode haver problemas na gestação e se houver grande probabilidade disso acontecer, iniciar o tratamento mais eficaz para prevenir que as futuras gerações tenham problemas de saúde hereditários, que podem ser evitados com um simples teste", afirmou.



O Hospital Municipal realiza uma média de 120 testes do pezinho por mês, e o exame pode ser realizado até seis dias depois do nascimento da criança. Além do teste, o recém nascido também recebe a imunização BCG, que protege contra a tuberculose e a vacina contra hepatite B. O HMDLJ fica na fica na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/n, Nancilândia, Itaboraí.





--------------------------------------------------------------------------------



Itaboraí oferece nova tecnologia para saúde de gestantes



Uma nova tecnologia está sendo apresentada aos agentes comunitários da secretaria de Saúde de Itaboraí, em beneficio das gestantes do município.



O Programa de Saúde da Mulher de Itaboraí está capacitando os agentes das Unidades de Saúde da Família (PSF) e apresentando o Programa pré-mãe, no auditório da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.



Esse curso tem a intenção de ajudar as equipes a implantarem o programa nas Unidades de Saúde, e colocá-los para funcionarem o mais rápido possível.



Esse trabalho é uma iniciativa do Governo Federal através do Instituto Vital Brazil, e em parceria com a Prefeitura de Itaboraí, que visa agilizar resultados de exames essenciais à gestante, como Aids, Sífilis, Toxoplasmose e Hepatite B, no início da sua gestação.



Com apenas algumas gotinhas de sangue, em papel filtro, assim como o "teste do pezinho" que é feito nos bebês, esse método proporcionará mais agilidade nos resultados e menos dor nas futuras mamães.



O teste também identifica o tipo sanguíneo (fator RH), os níveis de hemoglo-bina e glicose das gestantes.



Em apenas 15 dias, o resultado dos exames já estarão disponíveis nas Unidades de Saúde.



Segundo a Coordenadora do Programa de Saúde da Mulher de Itaboraí, Flávia de Jesus Ribeiro Chagas, esse novo método traz uma série de vantagens pois, além de mais barato, é menos doloroso e principalmente porque atua com maior agilidade.



"O nosso objetivo é que a gestante, antes de fazer a sua primeira consulta de pré-natal, já esteja com o resultado desses exames em mãos", afirmou a coordenadora Flávia de Jesus Ribeiro.



--------------------------------------------------------------------------------



--------------------------------------------------------------------------------