itaborai ganha novo eja

Itaboraí ganha mais um EJA




A emoção tomou conta da noite desta terça-feira (23/03), para os moradores do bairro Badureco. Foi iniciado o projeto de Educação para Jovens e Adultos – EJA, com aula inaugural, na Escola Municipal Cel. Antônio Leal. A turma inicial de alfabetização conta com 24 alunos. Mais ainda há vagas disponíveis para outros interessados.

O EJA é o segmento de ensino da rede escolar pública brasileira que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada, devido à necessidade de ter que trabalhar para ajudar a família e sustentar a casa. No início dos anos 90, o segmento passou a incluir também as classes de alfabetização inicial.

“O maior desejo do nosso prefeito, Sérgio Soares, e de toda a nossa secretaria é poder levar educação aos lugares mais distantes do município. Queremos uma Itaboraí 100% alfabetizada”, disse emocionada a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa.

O evento teve início com os alfabetizandos cantando a música “É preciso saber viver”, grande sucesso de Roberto Carlos. A seguir, depoimentos foram passados no telão, com a intensão de causar maior motivação nos alunos.

“Agradeço ao nosso prefeito e à secretária de Educação e Cultura por abraçarem esta causa. Hoje temos no município 2.500 alunos, divididos em 16 escolas com o EJA implantados. Fico muito feliz em podermos dar oportunidade a estas pessoas que não tiveram como estudar antes”, declarou a coordenadora do EJA no município, Sandra Saluci.

Já para a aluna Neuza Maria da Silva, 56 anos, moradora do bairro, a fé foi a maior motivação para começar a estudar. “Meu sonho sempre foi poder ler a Bíblia, quando vou à Igreja fico meio sem graça por não saber, mas sei que agora esta situação vai mudar”.

O evento terminou com a turma recitando uma frase do conhecido escritor brasileiro Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. Também estiveram presentes o vice prefeito Rafael Vitorino, o vereador Valdir Batista, subsecretários e professores da rede de ensino, além da Banda Municipal, que abrilhantou à noite.